terça-feira, 3 de maio de 2011

Comentário à pintura “Dizziness”, de Iman Maleki

O quadro Dizziness do pintor Iman Maleki, do ano de 1998, foi pintado usando a técnica óleo sobre tela.
            A obra Dizziness, que significa “tontura” ou “vertigem” é facilmente confundida com fotografias, tal como os restantes quadros do pintor que, avaliados por especialistas, se diz serem capazes de superar fotografias com resolução de dez megapixéis.
            Para mim, este quadro retrata um homem confuso, cansado das notícias, das histórias que o rodeiam. As cores escuras da pintura transmitem-me sentimentos negativos, o céu está nublado, carregado, como que a transmitir a ideia de peso, a realçar a importância do assunto que talvez preocupe o homem. As páginas de jornais espalhadas pelo ar dão a ideia de confusão, de caos, provavelmente, na cidade que se vê ao longe, todos se encontram igualmente afetados pelas más notícias. A postura do homem e também o facto de ter o livro sobre a cara revelam preocupação.


                                                             Íris

4 comentários:

  1. Quando vi este quadro fiquei impressionada com a perfeição com que o pintor realizou este quadro. Gostei muito deste comentário e concordo com tudo!
    Lombada

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o teu comentário e a obra está extraordinariamente bem feita.

    ResponderEliminar
  3. Apesar de não ter escolhido este quadro para comentar, acho que este quadro está muito bem feito e o comentário também.

    JosGonza

    ResponderEliminar
  4. Um comentário digno de um crítico de arte. Muito bem, Íris!
    Prof. Alice Azevedo

    ResponderEliminar